MÃE TAMBÉM CANSA - Segredos da Maternidade

domingo, 1 de agosto de 2021

MÃE TAMBÉM CANSA

 


Se você é mãe já deve ter conhecido de perto um dos maiores vilões da maternidade, o cansaço.  Ele é astuto e sem escrúpulos, oh bicho ruim esse! Ele vai chegando devagarinho como quem não quer nada e vai tomando conta do nosso corpo, da nossa mente e da nossa vida inteira.

 

Eu ando muito cansada, imagino que você também, arrisco a dizer que a palavra correta que define mais precisamente o meu e o seu estado atual é EXAUSTA, sim nós estamos exaustas!

 

Tem dias que chego em casa com uma vontade enorme de me jogar na cama com roupa e tudo e dormir até o outro dia sem ter que me  preocupar com nada, absolutamente nada. Não quero ter que fazer a janta das crianças, dar banho, ajudar com as tarefas ou com as provas. Não quero lavar o uniforme, arrumar a cozinha, entreter a criançada. Eu só quero dormir, pode ser ou está difícil? No meu caso está difícil. E já que descansar não é possível, a gente faz o que tem que ser feito, às vezes bem mal feito, mas está tudo bem.  

Como se isso já não fosse suficientemente cansativo, vamos para mais uma batalha: a saga de colocar as crianças para dormir. Alguém  recarregou as baterias dessas crianças enquanto eu lavava a louça?  Quanto mais eu  mando elas irem para cama, mais agitados elas ficam. Acham graça de tudo, gargalham só de se olharem.  Por favor, me obedeçam! Ouço risos abafados pelo corredor.

 

Respiro fundo, tomo um fôlego e finjo que não ouvi as risadinhas. Pego-os pelas mãos e vou levá-los para cama. No meio do caminho, um lembra que está com sede; o outro quer sucrilhos, atendo os pedidos com minha bateria em nível crítico. Escovo os dentes das crianças de novo porque aquele que queria só água resolveu comer sucrilhos também, coloco todos eles para fazer xixi, conto duas histórias, dou 10 mil beijos de boa noite, faço uma oração, ufa! Dormiram. Bateria em nível super crítico, recarregue imediatamente.

Deito na cama exausta imaginando que vou fechar os olhos e adormecer  instantaneamente  já que eu estou cansada desde que abri os olhos pela manhã. Rolo na cama, tento encontrar uma posição confortável, não encontro e, como num passe de mágica, meus olhos se arregalam e eu perco o sono. O cansaço ainda está ali, mas cadê o sono? Isso só pode ser uma brincadeira do acaso, meus filhos estão dormindo, ferrados no sono e eu estou exausta, meu Deus por que não consigo dormir?

 

Converso um pouco com o maridão que também está cansado, mas ele logo pega no sono. Rolo para lá, rolo para cá e nada do sono aparecer. Começo a pensar em todas as coisas que tenho que fazer amanhã e quando me dou conta e espio o celular percebo que já são 2hs da manhã. Minha cabeça está um turbilhão e começo a cantar baixinho para ninguém acordar: sono cadê você, eu deitei aqui só para te ver!

 

Não adianta, levanto da cama e vou fazer a “ronda” – passo de quarto em quarto observando se estão cobertos, suados ou se tem mosquito. Tudo certo e eu volto para cama com uma vontade enorme de fechar meus olhos e adormecer. Agora o cansaço está de moer, tento não pensar em nada, mas é quase impossível, o silêncio é propício para fazer tantas coisas. Resisto e fico ali, lutando para conseguir dormir, até que finalmente adormeço. Graças a Deus!

 

Acordo assustada com o barulho do despertador e não acredito quando abro os olhos e vejo que já amanheceu, tenho uma leve impressão de que acabei de pegar no sono. Resisto um pouco, rolo para o outro lado e fecho os olhos novamente,  mas lá no fundo sei que tenho que levantar. 

 

Lentamente saio da cama, ainda sonolenta me olho no espelho e levo o maior susto, quem é essa mulher na minha frente? Uma extraterrestre, um urso panda ou um ser que foi atropelado enquanto dormia? Desisto do espelho e vou para a cozinha, preciso desesperadamente de uma xícara de café!

 

Um bom dia para você que dormiu a noite toda e acordou tranquilamente antes do despertador tocar! 😜




Nenhum comentário

Comente, dê sua opinião, compartilhe experiências...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...